A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL (1939 - 1945)

 


  • Antecedentes

Os antecedentes da Segunda Guerra Mundial remontam à Primeira Guerra Mundial e aos tratados de paz que a encerraram. O Tratado de Versalhes, que pôs fim à Primeira Guerra Mundial, impôs duras penalidades à Alemanha, incluindo o pagamento de reparações, a perda de territórios e restrições militares. Estas medidas geraram grande ressentimento e instabilidade na Alemanha, permitindo que líderes políticos extremistas, como Adolf Hitler, ganhassem poder.

Na década de 1930, a Alemanha, liderada por Hitler e o partido nazista, começou a rearmar-se em violação às restrições do Tratado de Versalhes. A Itália fascista, liderada por Benito Mussolini, também começou a expandir seu império colonial, invadindo a Etiópia em 1935. Além disso, o Japão imperial estava expandindo seu território na Ásia, invadindo a China e a Indochina Francesa.

Enquanto isso, as nações democráticas da Europa, como a França e o Reino Unido, buscavam manter a paz por meio da política de apaziguamento, evitando confrontos diretos com as potências do Eixo. No entanto, isso apenas permitiu que as potências do Eixo continuassem a expandir seu território e a aumentar sua influência.

A Segunda Guerra Mundial começou oficialmente em setembro de 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia. A partir daí, o conflito se espalhou rapidamente por toda a Europa e pelo mundo, com a participação de muitas nações e alianças militares.



  • Itália e Japão


Itália e Japão foram importantes membros do Eixo durante a Segunda Guerra Mundial, aliando-se com a Alemanha nazista na luta contra as nações Aliadas.

A Itália, liderada pelo ditador fascista Benito Mussolini, entrou na guerra em junho de 1940, após ter formado um pacto de aliança com a Alemanha. A Itália teve um papel significativo no conflito, especialmente no norte da África, onde as forças italianas lutaram contra os britânicos por controle do Mediterrâneo. No entanto, a Itália enfrentou várias derrotas militares significativas, especialmente na Campanha da África Oriental, e em julho de 1943, Mussolini foi deposto e preso pelos próprios italianos. O novo governo italiano, liderado pelo General Badoglio, mudou de lado e se aliou às forças Aliadas.

O Japão, liderado pelo imperador Hirohito, entrou na guerra em setembro de 1940, com o objetivo de expandir seu império na Ásia e no Pacífico. O Japão teve vários sucessos militares iniciais, incluindo a captura de territórios importantes, como as Filipinas e as Índias Orientais Holandesas. No entanto, após a entrada dos Estados Unidos na guerra em dezembro de 1941, o Japão sofreu uma série de derrotas militares significativas, culminando com a devastadora explosão atômica de Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945. Após a rendição do Japão em agosto de 1945, a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim.


  • A Guerra

A Segunda Guerra Mundial foi um conflito global que aconteceu entre 1939 e 1945, envolvendo a maioria das nações do mundo, incluindo todas as principais potências organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados, liderados pelos Estados Unidos, União Soviética e Reino Unido, e as Potências do Eixo, lideradas pela Alemanha nazista, Japão e Itália fascista.

O conflito começou com a invasão da Polônia pela Alemanha nazista em 1939, e rapidamente se espalhou por toda a Europa, África, Ásia e Oceania. A guerra foi caracterizada por intensas batalhas terrestres, aéreas e navais, incluindo a Batalha da Grã-Bretanha, a invasão da União Soviética pela Alemanha, a Batalha do Atlântico, a campanha do Pacífico e a Batalha de Stalingrado.

Além disso, a Segunda Guerra Mundial foi marcada por uma série de atrocidades e genocídios, incluindo o Holocausto, no qual seis milhões de judeus e outros grupos minoritários foram mortos pelos nazistas alemães.

A guerra terminou com a rendição das Potências do Eixo em 1945, após os Aliados terem alcançado vitórias decisivas na Europa e no Pacífico. A guerra deixou milhões de mortos, feridos e desabrigados, além de ter causado um grande impacto na economia e na política internacional.

A Segunda Guerra Mundial teve um impacto significativo na história mundial, ajudando a moldar a política internacional e a cultura popular em todo o mundo. A guerra também levou à criação da Organização das Nações Unidas (ONU) e estabeleceu os fundamentos para a Guerra Fria, o conflito ideológico e político entre os Estados Unidos e a União Soviética que se seguiu após o fim da guerra.

  • A eclosão da Guerra

A eclosão da Segunda Guerra Mundial pode ser atribuída a vários fatores, incluindo as consequências da Primeira Guerra Mundial, o surgimento do nazismo na Alemanha e a política de apaziguamento adotada pelas principais potências europeias.

A Primeira Guerra Mundial deixou a Europa em ruínas, com milhões de mortos e feridos, além de enormes dívidas de guerra. A imposição de pesadas sanções à Alemanha pelo Tratado de Versalhes em 1919 criou um sentimento de ressentimento e humilhação entre os alemães, que se tornaram cada vez mais nacionalistas e militaristas.

Em 1933, Adolf Hitler e o Partido Nazista chegaram ao poder na Alemanha. Hitler rapidamente iniciou um programa de rearmamento e expansão territorial, com o objetivo de criar um império alemão que se estendesse por toda a Europa. A Alemanha anexou a Áustria em 1938 e, no mesmo ano, exigiu a devolução da região dos Sudetos, na Tchecoslováquia. As principais potências europeias concordaram em ceder essa região em um acordo conhecido como "Conferência de Munique".

No entanto, em setembro de 1939, a Alemanha invadiu a Polônia, desencadeando a eclosão da Segunda Guerra Mundial. A França e a Grã-Bretanha declararam guerra à Alemanha em resposta à invasão polonesa. A União Soviética, que havia feito um acordo com a Alemanha nazista, também invadiu a Polônia a partir do leste.

A guerra rapidamente se espalhou por toda a Europa e, em seguida, pelo mundo. Os principais beligerantes incluíram a Alemanha, Itália e Japão, conhecidos como as Potências do Eixo, contra os Aliados, liderados pela Grã-Bretanha, União Soviética, França e Estados Unidos. A guerra durou seis anos, com milhões de mortos e feridos, além de enormes danos materiais e econômicos. A Segunda Guerra Mundial terminou em 1945, com a rendição da Alemanha e do Japão.




  • O holocausto






O Holocausto foi um dos piores crimes da história da humanidade e consistiu no genocídio sistemático e deliberado de milhões de judeus e outras minorias étnicas, políticas e religiosas pelo regime nazista liderado por Adolf Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.

O regime nazista acreditava na superioridade da raça ariana e considerava as minorias étnicas, especialmente os judeus, como subumanos. O objetivo do regime era purificar a nação alemã daqueles que eles consideravam inferiores, com o objetivo final de exterminar todos eles.

A perseguição aos judeus começou com leis discriminatórias, como a Lei de Nuremberg em 1935, que privou os judeus de seus direitos civis e humanos básicos. Em seguida, os judeus foram isolados e confinados em guetos, onde muitos morreram de fome e doenças.

Em 1941, Hitler ordenou a Solução Final, um plano para exterminar todos os judeus da Europa. Isso envolveu a criação de campos de concentração e extermínio, onde os prisioneiros eram assassinados em massa em câmaras de gás ou por outros meios. Os judeus também foram mortos em execuções em massa, pogroms e outras atrocidades.

O Holocausto também envolveu o assassinato em massa de outras minorias étnicas, políticas e religiosas, incluindo ciganos, homossexuais, deficientes mentais e físicos, testemunhas de Jeová, prisioneiros de guerra soviéticos e dissidentes políticos.

Estima-se que cerca de seis milhões de judeus foram mortos durante o Holocausto, além de outros milhões de pessoas. O Holocausto é um lembrete sombrio da terrível capacidade do ser humano de infligir sofrimento e dor a seus semelhantes e serve como um alerta para a importância de promover a tolerância e a justiça em todo o mundo.


  • O Brasil na guerra

O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial em 1942, do lado dos Aliados, depois que navios brasileiros foram atacados por submarinos alemães no Oceano Atlântico. O presidente Getúlio Vargas declarou guerra contra as Potências do Eixo (Alemanha, Itália e Japão) em agosto daquele ano.

O Brasil contribuiu com tropas que lutaram na campanha da Itália, com a Força Expedicionária Brasileira (FEB), composta por cerca de 25.000 homens. A FEB lutou na Europa entre 1944 e 1945, principalmente na Itália, participando de importantes batalhas, como a batalha de Monte Castello, onde as tropas brasileiras tiveram um papel importante na conquista da posição inimiga.

Além da FEB, o Brasil também contribuiu com navios de guerra, submarinos e aviões, que ajudaram a proteger as rotas de navegação no Atlântico e a fornecer suprimentos e reforços para os Aliados.

A participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial foi significativa e ajudou a reforçar as relações internacionais do país, além de ter influenciado a política e a economia brasileiras após a guerra.

  
 
       


Tomada de Monte Castelo na Itália
Link para a história da canção do expedicionário

Letra da canção:

Canção do expedicionário

Você sabe de onde eu venho?
Venho do morro, do Engenho
Das selvas, dos cafezais
Da boa terra do coco
Da choupana onde um é pouco

Dois é bom, três é demais
Venho das praias sedosas
Das montanhas alterosas
Do pampa, do seringal
Das margens crespas dos rios
Dos verdes mares bravios
Da minha terra Natal

Por mais terras que eu percorra
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá
Sem que leve por divisa
Esse V que simboliza
A vitória que virá

Nossa vitória final
Que é mira do meu fuzil
A ração do meu bornal
A água do meu cantil
As asas do meu ideal
A glória do meu Brasil

Eu venho da minha terra
Da casa branca da serra
E do luar do meu sertão
Venho da minha Maria
Cujo nome principia
Na palma da minha mão

Braços mornos de Moema
Lábios de mel de Iracema
Estendidos pra mim
Ó, minha terra querida
Da Senhora Aparecida
E do Senhor do Bonfim

Por mais terras que eu percorra
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá
Sem que leve por divisa
Esse V que simboliza
A vitória que virá

Nossa vitória final
Que é a mira do meu fuzil
A ração do meu bornal
A água do meu cantil
As asas do meu ideal
A glória do meu Brasil

Você sabe de onde eu venho?
É de uma Pátria que eu tenho
No bôjo do meu violão
Que de viver em meu peito
Foi até tomando jeito
De um enorme coração

Deixei lá atrás meu terreno
Meu limão, meu limoeiro
Meu pé de jacaranda
Minha casa pequenina
Lá no alto da colina
Onde canta o sabiá

Por mais terras que eu percorra
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá
Sem que leve por divisa
Esse V que simboliza
A vitória que virá

Nossa vitória final
Que é a mira do meu fuzil
A ração do meu bornal
A água do meu cantil
As asas do meu ideal
A glória do meu Brasil

Venho de além desse monte
Que ainda azula no horizonte
Onde o nosso amor nasceu
Do rancho que tinha ao lado
Um coqueiro que, coitado
De saudade já morreu

Venho do verde mais belo
Do mais dourado amarelo
Do azul mais cheio de luz
Cheio de estrelas prateadas
Que se ajoelham deslumbradas
Fazendo o sinal da cruz

Por mais terras que eu percorra
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá
Sem que leve por divisa
Esse V que simboliza
A vitória que virá

Nossa vitória final
Que é a mira do meu fuzil
A ração do meu bornal
A água do meu cantil
As asas do meu ideal
A glória do meu Brasil


Link para a canção do expedicionário:


  • Fim da guerra

A Segunda Guerra Mundial terminou em 1945, com a rendição das forças do Eixo, lideradas pela Alemanha, Japão e Itália. Vários fatores contribuíram para o fim da guerra:

  1. Entrada dos Estados Unidos na guerra: Embora os Estados Unidos tenham sido inicialmente neutros, sua entrada na guerra em 1941 teve um grande impacto no curso da guerra, fornecendo recursos e poder militar que ajudaram a virar a maré da guerra contra o Eixo.
  2. A virada na Frente Oriental: Em 1943, as forças soviéticas começaram a vencer importantes batalhas contra as forças alemãs na Frente Oriental. Em 1944, os soviéticos lançaram uma ofensiva que empurrou os alemães de volta para a Alemanha.
  3. A invasão da Normandia: Em junho de 1944, as forças aliadas desembarcaram na Normandia, na França, em uma grande operação conhecida como Dia D. Essa invasão foi um ponto de virada crucial na guerra, permitindo que as forças aliadas avançassem para a Europa e enfraquecendo a capacidade de combate da Alemanha.
  4. Bombardeios estratégicos: A partir de 1942, as forças aliadas lançaram uma campanha de bombardeio estratégico contra a Alemanha e o Japão, visando a destruição de suas capacidades industriais e militares. Esses bombardeios tiveram um impacto significativo no enfraquecimento da capacidade de combate do Eixo.
  5. Bombas atômicas: Em agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram duas bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki. Esses ataques causaram uma destruição maciça e levaram à rendição do Japão em 15 de agosto de 1945.

Em geral, o fim da Segunda Guerra Mundial foi o resultado de uma combinação de fatores militares, políticos e econômicos que enfraqueceram o Eixo e permitiram que as forças aliadas ganhassem a guerra.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A IDADE DOS METAIS

FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS